Professoras,
boa noite! Eu uso bastante dinâmicas com meus alunos, sempre conciliando com o tema da aula, eles fixam mais a lição e melhor brincando, afinal eles são crianças, então nada melhor do que ensinar brincando, mas sempre com temor e seriedade, pois estão aprendendo a Palavra do Deus Altíssimo . Ore sempre pelos seus alunos e também peça a Deus sabedoria para pregar aos pequeninos, vocês estão formando futuros pastores, diáconos, mulheres de oração...
Deus abençoe a todos nós!
Índice:
1. A MACA
2. SEMEANDO A AMIZADE
3.VARINHAS QUE NÃO QUEBRAM
4. AFETO
5. VIAGEM
6. RELATÓRIO
7. FÉ E VIDA
8. AMOR OU APARÊNCIA
9. MOISÉS NO DESERTO
7. FÉ E VIDA
8. AMOR OU APARÊNCIA
9. MOISÉS NO DESERTO
10. AUTO-CONFIANÇA
11. TRÊS MISTURAR
12. TROCA DE UM SEGREDO
13. TUBARÃO
14. MEMORIZAR NOMES
15. ESPELHO VALORES
16. VALORES
17. RÓTULOS
18. NÃO DESEJE AO SEU IRMÃO O QUE VOCÊ NÃO DESEJA PRA VOCÊ
11. TRÊS MISTURAR
12. TROCA DE UM SEGREDO
13. TUBARÃO
14. MEMORIZAR NOMES
15. ESPELHO VALORES
16. VALORES
17. RÓTULOS
18. NÃO DESEJE AO SEU IRMÃO O QUE VOCÊ NÃO DESEJA PRA VOCÊ
1. A MACA
Objetivo: Avaliar nossos laços de amizade
Material: papel e caneta para cada um
Descrição: Primeiro se lê o texto base do evangelho: a cura do paralítico que é levado pelos seus amigos. (Lc 5,17-26: Mc 2,1-12; Mt 9,1-8). Assim coordenador distribui a folha e caneta para todos, e pede para que cada um desenhe uma maca em sua folha. e na ponta de cada braço cada um deve escrever o nome de um amigo que nos levaria a Jesus. Depois pede-se para desenhar outra maca e no meio dela colocar o nome de quatro amigos que levaríamos para Jesus.
Plenário: Assumimos nossa condição de amigo de levar nossos amigos até Jesus?
Existem quatro amigos verdadeiros que se tenham comprometido a suportar-me sempre?
Conto incondicionalmente com quatro pessoas para as quais eu sou mais importante de o
que qualquer coisa?
Tenho quatro pessoas que me levantam, se caio, e corrigem, se erro, que me animam
quando desanimo?
Tenho quatro confidentes, aos quais posso compartilhar minhas lutas, êxitos, fracassos e
tentações?
Existem quatro pessoas com quem eu não divido um trabalho e sim uma vida?
Posso contar com quatro amigos verdadeiros, que não me abandonariam nos momentos difíceis, pois não me amam pelo que faço, mas, pelo que sou?
Sou incondicional de quatro pessoas?
Há quatro pessoas que podem tocar na porta da minha casa a qualquer hora?
Há quatro pessoas que, em dificuldades econômicas, recorreriam a mim?
Há quatro pessoas que sabem serem mais importantes para mim, que meu trabalho, descanso ou planos?
No trecho do evangelho observamos alguma coisas como?
- Lugar onde uns necessitam ajuda e outros prestam o serviço necessário.
- O ambiente de amor, onde os amigos carregam o mais necessitado que não pode caminhar por si mesmo.
- Os amigos se comprometem a ir juntos a Jesus, conduzindo o enfermo para que seja curado por ele.
- Uma vez curado, carregar o peso da responsabilidade.
2. SEMEANDO A AMIZADE
Participantes: 7 a 15 pessoas
Tempo Estimado: 30 minutos
Modalidade: Amizade.
Objetivo: Lançar boas semente aos amigos.
Material: Três vasos, espinhos, pedras, flores e grãos de feijão.
Descrição: Antes da execução da dinâmica, deve-se realizar a leitura do Evangelho de Mateus, capítulo 13, versículos de 1 a 9. Os espinhos, as pedras e as flores devem estar colocados cada qual em um vaso diferente. Os vasos devem estar colocados em um local visível a todos os integrantes. Nesta dinâmica, cada vaso representa um coração, enquanto que grãos de feijão, representam as sementes descritas na leitura preliminar. Então, cada integrante deve semear um vaso, que simboliza uma pessoa que deseje ajudar, devendo explicar o porquê de sua decisão. Pode-se definir que as pessoas citadas sejam outros integrantes ou qualquer pessoa. Além disso, se o tempo permitir, pode-se utilizar mais que uma semente por integrante.
3. VARINHAS QUE NÃO QUEBRAM
Material: Um feixe de 16 varinhas (pode-se usar palitos de churrasco)
Objetivo: União do grupo. A fé como força que pode agregar, unir e dar resistência
às pessoas.
1. Pedir que um dos participantes pegue uma das varinhas e a quebre. (o que fará facilmente).
2. Pedir que outro participante quebre cinco varinhas juntas num só feixe (será um pouco
mais difícil).
3. Pedir que outro participante, quebre todas as varinhas que restaram, se não conseguir,
poderá chamar uma outra pessoa para ajudá-lo.
4. Pedir que todos os participantes falem sobre o que observaram e concluíram.
5. Terminar com uma reflexão sobre a importância de estarmos unidos.
4. AFETO
Participantes: 7 a 30 pessoas
Tempo Estimado: 20 minutos
Modalidade: Demonstração de Afeto.
Objetivo: Exercitar manifestações de carinho e afeto.
Material: Um bichinho de pelúcia.
Descrição: Após explicar o objetivo, o coordenador pede para que todos formem um círculo e passa entre eles o bichinho de pelúcia, ao qual cada integrante deve demonstrar concretamente seu sentimento (carinho, afago, etc.). Deve-se ficar atento a manifestações verbais dos integrantes. Após a experiência, os integrantes são convidados a fazer o mesmo gesto de carinho no integrante da direita. Por último, deve-se debater sobre as reações dos integrantes com relação a sentimentos de carinho, medo e inibição que tiveram.
5. VIAGEM
O educador coloca os educandos sentados, formando um círculo, e inicia o jogo dizendo:
"eu vou fazer uma viagem e levarei comigo....". Ele escolhe sempre algo que a segunda
pessoa sentada à sua esquerda esteja usando (ex.: lápis, meia de cor tal, saia, óculos,
etc.). Em seguida pergunta ao primeiro educando à sua esquerda se ele quer também viajar e o que vai levar nessa viagem (ele deve falar algo que o segundo educando à sua esquerda estiver usando), e assim por diante. Se ele errar, o educador diz que ele não poderá viajar. Podem ser feitas várias rodadas, pois o que se deseja é identificar o nível de percepção individual dos educandos. Após o jogo, dialogar sobre os níveis de percepção, a importância do raciocínio e como percebemos os outros.
6. RELATÓRIO
emocional. Devem responder com absoluta sinceridade e, em aula, o educador sorteia cada um dos itens e verifica quem, entre os educandos, gostaria de falar a respeito, abrindo um espaço para debates com todos os demais sobre essas formas de conduta. É importante destacar que o papel do educador não é "corrigir" as apresentações, mas ouvi-las e indagar aos participantes opiniões e conclusões a respeito das mesmas.
Alguns itens do Relatório:
a) Sou vítima (ou sou agente) do jogo do poder?;
b) Sinto-me (ou não) manipulado em algumas circunstâncias?;
c) Uso (ou não) a mentira em poucas circunstâncias?;
d) Respeito os sentimentos dos outros (ou não) e sinto que nem sempre respeitam os meus?;
e) Sei (ou não sei) pedir desculpas e sei (ou não sei) substituir minhas idéias por outras superiores?;
f) Sei (ou não sei) aceitar desculpas e "esquecer" erros em outras pessoas?
7- Fé e Vida
Como funciona: O Sonrisal é a nossa fé, o copo com água é a comunidade; No 1º copo colocar o Sonrisal fechado no lado de fora do copo. Será que nossa fé não está igual o Sonrisal, fechado e alheio à comunidade? Será que nossa fé não está alienada?
No 2º copo colocar o Sonrisal fechado dentro do copo. O Sonrisal está na água mas não se mistura. Nós estamos dentro da Comunidade, mas será que não estamos fechados ao próximo que nos pede ajuda? Será que não vivemos uma fé individualista?
Abrir um Sonrisal e misturar com a água do 3º copo.O Sonrisal irá se misturar com água e se transformará em remédio. Nossa fé dever ser transformadora, inserida na comunidade, deve estar ligada à ação.
“A FÉ SEM OBRAS É MORTA”
8- Amor ou Aparência
Objetivo: Focalizar a diferença que existe entre atitudes mecânicas e gestos carinhosos.
Material: Papel e fita dupla face..
Como funciona:
1. Conforme as pessoas forem chegando, recebem um papel para colar na testa, sem poder ler o que está escrito nele;
2. Ao sinal, cada um começa a realizar o que está escrito na testa da pessoa que está em sua frente;
3. Quando outro sinal for dado, cada pessoa tentará acertar o que está escrito na sua própria testa.
Sugestão de tarefas: Aperte a minha mão; converse comigo; me conte um caso; preciso de um sorriso; preciso de um abraço; faça uma careta; me conte um segredo; me dê um beijo; me fale do amor. Em seguida organize a turma em círculo e comente sobre a questão das aparências.
Para refletir: às vezes, a pessoa age como máquina, repetindo gestos mecanicamente para agradar àqueles que estão ao redor, mas na verdade o sentimento não é sincero.
9- Moisés no deserto
Como funciona:
1. O coordenador diz para o grupo que ele representa Moisés no deserto;
2. Começa a andar no meio do grupo e diz para uns quatro ou cinco participantes: “siga-me”;
3. A pessoa convidada acompanha o Moisés. Feita a escolha, dirige-se ao meio do grupo e diz: “apresento-lhes os camelos de Moisés.”
10- Auto-confiança
Material: Venda para os olhos.
Como funciona:
1. Formar duplas com todo o grupo. Em cada dupla, uma pessoa é vendada e a outra a conduz para dar um passeio fazendo-a passar por situações diversas ( se possível ) Escadas, por meio de cadeiras;
2. Depois de alguns minutos, inverter os papéis;
3. No final, fazer uma avaliação: Como foi aexperiência, como se sentiu?, como foi ser conduzido?, como foi conduzir?
4. “Devemos nos entregarmos nas mãos de Deus sem medo, deixar Deus nos conduzir.”
11- Três Misturar
Participantes: Indefinido.
Material: Três copos com água, um monte de areia, um pouco de óleo de cozinha e um pouco de vinho ou refresco vermelho.
Como funciona: colocar no chão ou sobre uma mesa três copos com água. No primeiro pedir para alguém misturar algumas gotas de óleo.
No segundo copo alguém colocará um pouco de areia.
No terceiro copo colocará um pouco de vinho.
O coordenador deve pedir aos participantes dizerem o que observaram. Pedir para comparar os copos com a comunidade, o grupo e as misturas com os diferentes tipos de pessoas. O que significam?
12- Troca de Segredo
Participantes: 15 a 30 pessoas.
Objetivo: Fortalecer o espírito de amizade entre os membros do grupo.
Material: Lápis e papel para os integrantes.
Como funciona: O coordenador distribui um pedaço de papel e um lápis para cada integrante que deverá escrever algum problema, angústia ou dificuldade por que está passando e não consegue expressar oralmente. Deve-se recomendar que os papéis não sejam identificados a não ser que o integrante assim desejar. Os papéis devem ser dobrados de modo semelhante e colocados em um recipiente no centro do grupo. O coordenador distribui os papéis aleatoriamente entre os integrantes. Neste ponto, cada integrante deve analisar o problema recebido como se fosse seu e procurar definir qual seria a sua solução para o mesmo. Após certo intervalo de tempo, definido pelo coordenador, cada integrante deve explicar para o grupo em primeira pessoa o problema recebido e solução que seria utilizada para o mesmo. Esta etapa deve ser realizada com bastante seriedade não sendo admitidos quaisquer comentários ou perguntas. Em seguida é aberto o debate com relação aos problemas colocados e as soluções apresentadas.
Possíveis questionamentos:
- Como você se sentiu ao descrever o problema?
- Como se sentiu ao explicar o problema de um outro?
- Como se sentiu quando o seu problema foi relatado por outro?
- No seu entender, o outro compreendeu seu problema?
- Conseguiu por-se na sua situação?
- Você sentiu que compreendeu o problema da outra pessoa?
- Como você se sentiu em relação aos outros membros do grupo?
- Mudaram seus sentimentos em relação aos outros, como conseqüência da dinâmica?
13- Tubarão
Material: Um local espaçoso.
Como funciona: O animador explica a dinâmica: imaginem que agora estamos dentro de um navio, e neste navio existem apenas botes salva-vidas para um determinado número de pessoas, quando for dita a frase “Ta afundando”, os participantes devem fazer grupos referentes ao número que comporta cada bote, e quem ficar fora do grupo será “devorado” pelo tubarão (deve ser escolher uma pessoa com antecedência).
O número de pessoas no bote deve ser diminuído ou aumentado, dependendo do número de pessoas.
Mensagem: Responder às seguintes perguntas:
1) Quem são os tubarões nos dias de hoje?
2) Quem é o barco?
3) Quem são os botes?
4) Alguém teve a coragem de dar a vida pelo irmão?
14- Memorizar nomes
Objetivos: Memorizar os nomes dos membros de um grupo. Integrar melhor o grupo favorecendo o conhecimento mútuo.
Como funciona: É bom que todos estejam em círculo.
Cada um dirá seu próprio nome acrescentando um adjetivo que tenha a mesma inicial seu nome. Por exemplo: Ricardo risonho.
O seguinte repete o nome do companheiro com o adjetivo e apresenta-se acrescentando um adjetivo ao próprio nome. E assim sucessivamente. Por exemplo: Ricardo risonho, Ana alegre, Mário moreno ….
Ao final partilha-se a experiência: como cada um se sentiu ao dizer o próprio nome, o adjetivos, etc..
15- O Espelho
Objetivo: Despertar para a valorização de si. Encontrar-se consigo e com seus valores.
Material: Um espelho escondido dentro de uma caixa. O ambiente deve ser de silêncio e interiorização.
Como funciona: O coordenador motiva o grupo: “Vocês devem pensar em alguém que lhes seja de grande significado. Uma pessoa muito importante para você, a quem você gostaria de dedicar maior atenção em todos os momentos, alguém que você ama da verdade… com quem estabeleceu íntima comunhão… que merece todo seu cuidado, com quem está sintonizado permanentemente… Entre em contato com esta pessoa, com os motivos que a tornam tão amada pôr você, que fazem dela o grande sentido da sua vida…” (Deixar um tempo para esta interiorização)
Agora vocês vão encontrar-se aqui, frente a frente com esta pessoa que é o grande significado de sua vida.
Em seguida, o coordenador orienta para que todos se dirijam ao local onde está a caixa (uma pôr vez). Todos deverão olhar o conteúdo e voltar silenciosamente para seu lugar, continuando a reflexão sem se comunicar com os demais.
Finalmente, faz-se a partilha dos próprios sentimentos, das reflexões e conclusões de cada um. É muito importante conversar sobre os objetivos da dinâmica.
16- Valores
Objetivos: Reconhecer seus próprios valores e os valores dos outros. Partilha.
Material: Cartões onde devem estar escritos valores, os mais diversos possíveis.
Como funciona: Cada participante recebe um cartão com um determinado valor (de preferência, um valor que ele possa ter); por exemplo: otimismo, alegria, esperança, solidariedade, justiça, gratuidade, partilha, sinceridade, honestidade, etc..
Alguns instantes de reflexão pessoal.
Cada participante vai dizer então se possui ou não este valor apresentado pelo cartão, justificando-se.
Ao final da dinâmica, é bom que cada um compartilhe como se sentiu no correr da dinâmica, com como os valores que descobriu em si e nos outros companheiros.
17- Rótulos
Objetivos: Questionar a facilidade com que rotulamos as pessoas, tentando julgá-las menos por seu conteúdo intrínseco e pessoal do que pela eventual “ embalagem “ simbolizada por seus trajes, hábitos, família, situação intelectual ou social, etc.
Material: Crachás que sejam como rótulos para os participantes, com os dizeres:
5. Sou engraçado: ria
6. Sou tímido: ajude-me
7. Sou mentiroso: desconfie
8. Sou surdo: grite
9. Sou criativo: ouça-me
10. Sou pouco inteligente: ignore-me
11. Sou muito poderoso: bajule-me
Como funciona: Os participantes são divididos em grupos de cinco ou seis elementos.
Cada participante receberá seu rótulo já colado na testa (de modo que ele não leia antes e nem durante a dinâmica).
Motivar todos a discutir soluções possíveis para algum problema determinado, contando que, durante a discussão levem em consideração o rótulo que cada um está usando.
Discutir o tema proposto, considerando o outro a partir do rótulo.
Concluir a experiência avaliando e partilhando os sentimentos vividos e o que isso tem a ver com nossa vida, como rotulamos as pessoas e como melhorar nossa comunicação.
18. NÃO DESEJE AO SEU IRMÃO O QUE VOCÊ NÃO DESEJA PRA VOCÊ
Objetivo: Ensinar a semear o amor
Como funciona: Distribuir papel e pedir que cada aluno escreva uma tarefa, mico, etc para o irmão que ele escolheu pagar. O orientador recolher e ao iniciar revela que quem plantou irá colher, isto é, quem desejou é quem vai cumprir a tarefa.
Como funciona:
2. Ao sinal, cada um começa a realizar o que está escrito na testa da pessoa que está em sua frente;
Sugestão de tarefas: Aperte a minha mão; converse comigo; me conte um caso; preciso de um sorriso; preciso de um abraço; faça uma careta; me conte um segredo; me dê um beijo; me fale do amor. Em seguida organize a turma em círculo e comente sobre a questão das aparências.
9- Moisés no deserto
2. Começa a andar no meio do grupo e diz para uns quatro ou cinco participantes: “siga-me”;
Material: Venda para os olhos.
Como funciona:
2. Depois de alguns minutos, inverter os papéis;
4. “Devemos nos entregarmos nas mãos de Deus sem medo, deixar Deus nos conduzir.”
11- Três Misturar
12- Troca de Segredo
13- Tubarão
14- Memorizar nomes
15- O Espelho
16- Valores
17- Rótulos
18. NÃO DESEJE AO SEU IRMÃO O QUE VOCÊ NÃO DESEJA PRA VOCÊ
Objetivo: Ensinar a semear o amor
Como funciona: Distribuir papel e pedir que cada aluno escreva uma tarefa, mico, etc para o irmão que ele escolheu pagar. O orientador recolher e ao iniciar revela que quem plantou irá colher, isto é, quem desejou é quem vai cumprir a tarefa.
Amei as ideias!
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